Ainda tem dúvidas sobre o Pé-de-Meia? Vem que a gente te explica.
-
Quem tem direito ao Pé-de-Meia?
R: Estudantes do ensino médio da rede pública, entre 14 e 24 anos, que sejam integrantes de famílias cadastradas no CadÚnico e que tenham renda, por pessoa, de até meio salário mínimo.
-
É preciso fazer algum cadastro para participar do Pé-de-Meia?
R: Não é necessário fazer cadastro, pois é a escola que deve informar ao MEC quais estudantes se enquadram nesses quesitos e a adesão ao programa é automática. Se tiver dúvidas, procure a secretaria da sua escola.
-
E basta estar cadastrado no Pé-de-Meia para receber?
R: O aluno precisa estar com o CPF regular e ter frequência mínima de 80% das aulas. O objetivo do programa é valorizar o estudante que se matricula no ensino médio, frequenta as aulas, passa de ano, faz o Enem e completa os estudos.
-
Quem ingressar no 1º ano do ensino médio também vai receber?
R: Sim. Todos os estudantes que ingressarem no ensino médio e que atenderem aos critérios do programa estarão incluídos no Pé-de-Meia.
-
Quem tá entrando no Pé-de-Meia agora já vai receber esse mês?
R: Os pagamentos de fevereiro são para quem concluiu o ano do ensino médio em 2024 e/ou fez a última edição do Enem. Os novos estudantes começam a receber a partir de março e o calendário para o ano de 2025 ainda será publicado pelo MEC.
-
E quando começo a receber as parcelas de frequência?
R: O calendário de pagamentos será divulgado em março e vai incluir dez parcelas de R$ 200 (uma delas para matrícula e as outras nove para frequência). As redes de ensino ainda estão enviando ao MEC as informações de matrícula dos estudantes.
-
Passei de ano em 2024, mas a minha parcela não aparece no Caixa Tem. Quando vão depositar?
R: Algumas redes de ensino ainda estão atualizando os dados dos alunos que passaram de ano e fizeram o Enem em 2024. Se você conseguiu aprovação na escola, suas parcelas devem ser pagas nas próximas datas do Pé-de-Meia para 2025. Em caso de dúvida, consulte a sua escola.
-
E quem concluiu o ensino médio pela EJA em 2024 também vai receber?
R: Sim! Estudantes da EJA do ensino médio recebem a parcela de conclusão de R$ 1.000 ao fim de cada etapa concluída. Também é disponível para quem se forma pelo Encceja, desde que tenha cumprido carga horária mínima de 400 horas na escola.
-
Existe Pé-de-Meia para os professores?
R: Existe, sim! O Pé-de-Meia Licenciaturas foi lançado em janeiro de 2025 para quem quer ser professor. O incentivo é para estudantes com alto desempenho no Enem que escolherem cursos de licenciatura e forem selecionados pelo Sisu, Prouni ou Fies.
Informações divulgadas pelo perfil oficial do Ministério da Educação no Instagram.
Superintendência Regional de Ensino de Guanhães