A Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio, completou 111 anos de sua criação, em 24 de fevereiro de 2022. Sua criação foi uma dádiva para a educação do município, resultado de muito empenho, entusiasmo, dedicação e muito trabalho, por parte daqueles que a sonharam e idealizaram, e a fizeram uma realidade, se tornando um divisor de águas para a educação do município de Virginópolis.  

Foi criada pelo Decreto nº 2.946 de 05 de setembro de 1910, e instalada como Grupo Nossa Senhora do Patrocínio em 24 de fevereiro de 1911, a rua Padre Félix, nº 362, existindo neste endereço até o ano de 1972, quando seu prédio foi demolido, e no local foi construído o prédio do fórum. 

Em 1972, seu novo prédio foi construído no endereço, rua nossa Senhora de Fátima, sendo inaugurado no dia 23 de março de 1973, onde permanece até os dias atuais. Pelo Decreto n° 1.6244 de 08 de maio de 1974, passou a denominar-se Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio. 

Em 2003, com recursos liberados pela SEE/MG houve a ampliação do prédio escolar com a construção de 08 salas de aula, banheiros para alunos e uma sala de recepção, o prédio anexo, onde estudam hoje as nossas oito turmas de Ensino Médio de Tempo Integral. 

Atualmente a Escola funciona nos três turnos, atendendo os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) Regular, Ensino Médio em Tempo Integral e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA no turno noturno.

Recentemente, a Secretaria Estadual de Educação/SEE/MG via Superintendência Regional de Ensino/SER/Guanhães liberou verba para manutenção predial em toda a sua estrutura física, proporcionando tornar nossa escola mais atrativa e acolhedora para alunos e servidores.

Vale ressaltar que a Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio foi criada 13 anos antes de nossa cidade ser elevada a município, em 24 de março de 1924, o que a torna um pilar da educação no município de Virginópolis. Por 111 anos vem fazendo história, colorindo páginas e transformando a vida e o futuro de muitas gerações. Comemorar seu aniversário, é poder celebrar junto a comunidade escolar a oportunidade de conhecer e fazer parte da sua história, é permitir a todos conhecer um pouco do muito que ela já nos proporcionou e continua nos proporcionando. É poder contar e recontar uma vastidão de oportunidades oferecidas, de vidas transformadas, lembranças e histórias que nem o tempo pode apagar. 

O Projeto de comemoração do seu aniversário, iniciou com uma sessão cívica no dia 24 de fevereiro de 2022, uma cerimônia simples, porém, calorosa pela presença de alunos, servidores e comunidade escolar e extra escolar que se fizeram presente. Durante 45 dias, alunos e servidores, realizaram atividades pedagógicas, escrevendo e reescrevendo, através de registros, depoimentos, imagens, lembranças, que ajudaram a compor mais um capítulo de sua história, colocando este trabalho ao alcance de todos.

Por enquanto fica aqui o meu, nosso muito obrigada. 

A Escola Estadual Nossa Senhora do Patrocínio agradece carinhosamente a presença e o pronto atendimento de todos.

 

Superintendência Regional de Ensino de Guanhães

Endereço: Avenida Milton Campos - 2323

Município: Guanhães - 39740-000

Telefone: (33)3421-7650