A Superintendência Regional de Ensino de Guanhães, comprometida com o processo de ensino-aprendizagem, tem realizado um trabalho pautado nas orientações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, no sentido de oferecer suporte para que as escolas realizem as ações educacionais, assegurando aos estudantes os direitos de aprendizagem, evidenciando que a educação é compromisso do Estado, da Escola e da Família.
Representada, aqui, pelos Profissionais da Regional, Equipe do PRA - Plano de Recomposição da Aprendizagem, Formadores do Novo Ensino Médio, NAE - Núcleo de Acolhimento Educacional, CREI - Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva e Estudantes do Trilhas de Futuro, projeto do Governo do Estado de Minas Gerais em Parceria com IESGE - Instituto de Ensino e Gestão Educacional.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. E deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social dos estudantes.