A Semana de Educação para a vida na E.E. Professora Almerinda Aguiar, Coluna,  ultrapassou os muros da escola, conquistou as ruas de nossa cidade “Coluna” e aterrissou no Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo através do projeto “Aquecendo o coração de nossa cidade com poesia, música e solidariedade”. Com o envolvimento de toda a comunidade escolar proporcionamos momentos de alegria, encantamento e emoção com apresentações artísticas e promovemos cidadania com a arrecadação de alimentos não perecíveis. É a Almerinda Aguiar semeando valores e colhendo afeto!

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra foi realizado o desfile das personalidades negras de ontem, hoje e sempre e desfile da beleza negra da Almerinda Aguiar, apresentação de Roda de Capoeira, e dança da música Pérola Negra de Daniela Mercury. A culinária africana também foi destaque com os seus deliciosos pratos. Todas as atividades foram desenvolvidas com foco no enfrentamento ao racismo e às discriminações que atingem, particularmente, negros e negras no âmbito escolar e na sociedade como um todo.

Aconteceu também a culminância do Plano de Ação do Conselho de Representantes de Turma com a realização dos Jogos Interclasse como ferramentas pedagógicas de valorização da prática esportiva escolar e construção da cidadania do jovem estudante atleta.

Fechamos com chave de ouro a nossa Semana de Educação Para a Vida com a apresentação teatral "Dona Baratinha" do Grupo Argumento. Momento cultural de grande encantamento.

E.E. Odilon Behrens - Guanhães

Participação de reunião na Câmara de Guanhães, que tratou do encerramento das festividades referente ao Dia da Consciência Negra e discussões, votação e aprovação do projeto de lei 38/2023 que criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
DATA: 20/11/2023

Alunos do noturno participaram da reunião referida acima no Dia da Consciência Negra na Câmara Municipal de Guanhães.

PROJETO: Pratos típicos brasileiros e a sua influência africana
DATA DE CULMINÂNCIA: 20/11/2023

Projeto realizado com os alunos do 1º ano da sala 6 (EMTI) e coordenado pela professora de História Bruna Miranda, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Tendo como principal objetivo a conscientização sobre a diversidade existente em nossos pratos típicos referentes à unificação da cultura brasileira com a cultura africana; anteriormente os alunos realizaram uma pesquisa sobre os pratos para serem degustados, sendo os escolhidos: Feijão Tropeiro, Cuscuz, Beijinho Quente e Cocada.

Projeto de Vida: Novas Possibilidades e Oportunidades; Construindo Novos Caminhos.
Ação desenvolvida pelos alunos extensionistas do curso de Engenharia Florestal do IFMG São João Evangelista em parceria com a Coordenação do Novo Ensino Médio.
DATA: 21/11/2023

Alunos do curso de Engenharia Florestal do IFMG São João Evangelista apresentaram um dos tópicos estudados no curso de Engenharia Florestal e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho que a área de atuação do profissional de engenharia florestal apresenta, garantindo aos nossos alunos subsídios para a construção de seu Projeto de Vida. Além disso, os alunos puderam conhecer algumas amostras de solos, rochas e minerais.

E.E. São Sebastião - Gonzaga

A organização de uma Feira Cultural dedicada à cultura afro-brasileira é uma maneira significativa de promover a diversidade, o entendimento e o respeito entre os alunos. Além disso, ela destaca a importância de preservar as tradições culturais, combatendo estereótipos e preconceitos. Ao compartilhar pratos, danças, músicas e tradições, esta iniciativa enriquece a experiência educacional e ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. A Feira Cultural é uma oportunidade valiosa para aprender, crescer e celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira.

E.E. Fazenda São Sebastião - Guanhães

Aula realizada no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Fazenda São Sebastião ,cidade de Guanhães . Construção do Mural "Consciência Negra"