No dia 26 de março foi realizada a Solenidade de Reinauguração da Biblioteca Escolar Cecília Meireles, da EE Professor Carvalhais, do município de Divinolândia de Minas. O evento marcou a conclusão da revitalização do espaço físico da biblioteca, a partir do recurso do Projeto de Leitura e Escrita. A ação reuniu membros da comunidade escolar, como servidores da escola, estudantes e suas famílias. O analista responsável pelo acompanhamento pedagógico da escola, Gedeilson Reis, representou a SRE Guanhães na solenidade.
Após a abertura feita pelo Diretor Frederico Rizzari, a professora Norani Gomes conduziu as apresentações das alunas. A primeira apresentação foi um Desfile Literário realizado por um grupo de alunas da escola, no qual homenagearam a autora Cecília Meireles, que dá nome à biblioteca, recitando poemas de sua autoria, ao percorrerem uma passarela. Em seguida, houveram duas apresentações musicais feitas por duas alunas da escola. As apresentações foram das músicas “Motivo” e “Canteiros” do cantor Fagner, que são versões dos poemas de mesmo nome escritos pela autora homenageada.
Após as apresentações, os presentes dirigiram-se à biblioteca para conhecer o espaço repaginado. O ambiente renovado é agradável e convidativo aos alunos, o que somado com as outras ações do Projeto de Leitura e Escrita, incentiva e propicia o desenvolvimento do hábito da leitura.
Projeto de Leitura e Escrita
Segundo o documento orientador do Projeto de Leitura e Escrita, seu objetivo geral é “promover o desenvolvimento e a consolidação das habilidades de leitura e escrita entre os estudantes da rede pública estadual, alinhado ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), visando melhorar o desempenho escolar e reduzir as lacunas de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a interpretação de textos diversos e a capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente, contribuindo para a formação de leitores autônomos e escritores competentes.” (SEE/MG, 2024)
Neste sentido, o projeto se estrutura em três frentes de atuação coordenada:
“O Projeto de Leitura e Escrita será estruturado em três frentes de atuação coordenadas: a primeira se concentra na sala de aula, incentivando todos os educadores a integrar a leitura e a escrita nas diversas áreas do conhecimento, reconhecendo que essa é uma responsabilidade compartilhada. [...] A segunda frente envolve a revitalização dos espaços e cantinhos de leitura, que serão reformulados para se tornarem ambientes inspiradores e acolhedores, fomentando o hábito da leitura. Por fim, a terceira frente mobiliza parceiros, como Elefante Letrado, Estudo Play e Britânica, para fortalecer as ações do projeto, garantindo um esforço conjunto em prol da educação básica.” (SEE/MG, 2025)
Referências
SEE/MG, 2024: https://drive.google.com/file/d/1nrOLgRDMm4lVgdvIKKP5fe4hlkcrFgHo/view?usp=drive_link
SEE/MG, 2025: https://www.educacao.mg.gov.br/educacao-lanca-oficialmente-campanha-de-busca-ativa-escolar-2025-para-localizar-estudantes-infrequentes/