Aconteceu, no último dia 15/02 (quarta), um evento comemorativo, na praça JK, em razão dos 60 anos da Escola Estadual Fazenda São Sebastião.
O evento foi conduzido pela diretora Renata Coelho Aguiar. Inicialmente, ela agradeceu a participação de todos e fez um breve relato sobre a história da escola.
A escola foi criada pela senhora Maria Antonieta Moraes e instalada em 15 de fevereiro de 1963 na zona rural do município de Guanhães na fazenda São Sebastião, de propriedade de Dona Maria e seu esposo, senhor João Carlos de Miranda Júnior. Na época, a escola funcionava debaixo da fazenda e dona Maria arcava com os custos da escola cujo objetivo era alfabetizar as crianças, jovens e idosos da fazenda e regiões vizinhas. Apesar  de ser uma escola particular, o ensino ministrado era gratuito.
Após 15 anos de funcionamento na fazenda e com aumento da procura, a instituição passou a funcionar em prédio municipal pertencente à prefeitura onde atualmente funciona a creche CEMEI Maria do Socorro Pires Martins. Em 2013, a escola foi transferida para o prédio próprio com amplo espaço de funcionamento e atendendo ao Ensino Fundamental - Anos iniciais e finais, em dois turnos (manhã e tarde). Atualmente, a escola conta com mais de 500 alunos e 60 funcionários, cumprindo a missão de promover um ensino de qualidade. Na Fazenda, todos os sonhos são possíveis.

Após falar sobre a história, a diretora prestou homenagem à vice-diretora, Neuza Farias, que trabalha na instituição há mais de 30 anos, construindo um legado de aprendizagem para toda a comunidade escolar pertencente à Fazenda São Sebastião.

Posteriormente, houve a apresentação do hino da escola, o qual foi acompanhado por todos os presentes. A seguir, a Fanfarra São Sebastião realizou uma belíssima apresentação, conduzida pela Solange Maciel.
Logo em seguida, a escola caminhou pela rua Odilon Behrens,  levando os seguintes temas: “Quem nunca escutou uma história na Fazenda?”
“Quem nunca brincou na Fazenda?”
“Quem nunca sonhou na Fazenda?”
“Na fazenda, todos os sonhos são possíveis”.
“Profissões”
“Homenagem à dona Neuza”
Toda a caminhada foi acompanhada pelos convidados, especialmente: Escola Estadual Altivo Coelho, Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, Escola Estadual Odilon Behrens e Escola Municipal Padre Café. Também estavam presentes no evento vereadores da cidade, representantes da SRE, secretários municipais e a Polícia Militar.

CLIQUE AQUI PARA AS FOTOS

HISTÓRIA DA EE FAZENDA SÃO SEBASTIÃO