O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) consiste em avaliações compostas por testes e questionários, aplicados a cada dois anos em todo o país, tanto nas escolas públicas quanto em uma seleção de escolas privadas. O Saeb é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo medir a qualidade da educação e a eficácia das práticas de ensino e aprendizagem em nível nacional, visando aprimorar políticas educacionais. Neste ano, as provas ocorrerão entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, abrangendo todas as unidades da Federação.
A Secretaria de Estado de Educação de MG tem incentivado fortemente a participação dos estudantes da rede estadual no Saeb, pois seus resultados afetam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que indica a qualidade do ensino. A aplicação dessas avaliações nas escolas públicas é obrigatória, e a rede estadual mineira envolve mais de 410 mil estudantes de várias faixas etárias.
Nossos estudantes, professores e escolas têm enfrentado desafios extraordinários nos últimos tempos, e a avaliação do Saeb é uma maneira de medir o impacto dessas adversidades e identificar áreas onde podemos melhorar. Mais do que nunca, é vital que todos estejamos engajados e motivados a dar o nosso melhor durante este processo, assim, é fundamental a preparação e o aproveitamento das ações realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de MG, como o Reforço Escolar e Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens - MAPA SAEB 2023, disponível no portal "Se Liga", acessando o endereço: https://seliga.
Gostaria de incentivar todos os diretores escolares a liderar suas equipes com determinação e entusiasmo durante o Saeb 2023. Vamos assegurar que nossos alunos estejam adequadamente preparados e que o ambiente de teste seja favorável para que eles possam mostrar todo o seu potencial.
Aproveitamos a oportunidade para destacarmos algumas orientações fornecidas pelo Inep para a edição 2023 do Saeb, que contará com algumas alterações:
-
A Fundação Cesgranrio é a empresa contratada pelo Inep para conduzir a aplicação das avaliações e entrará em contato com as escolas para alinhar a metodologia de aplicação e realizar o agendamento;
-
Uma das mudanças relevantes é a ampliação da aplicação eletrônica, que antes se restringia aos questionários dos diretores escolares, e agora se estenderá a todos os professores das turmas que participam do Saeb na Educação Básica. Isso inclui não apenas os professores das instituições que oferecem a Educação Infantil, mas também os professores de Língua Portuguesa e Matemática, que responderão a questionários eletrônicos. Os links para os questionários eletrônicos foram enviados por e-mail e estarão disponíveis para resposta até 17 de novembro de 2023;
-
Outra mudança importante diz respeito ao formato dos questionários para os docentes, uma vez que a população de referência será expandida. Agora, os professores das turmas do 2º ano do ensino fundamental, bem como os professores de ciências da natureza e ciências humanas do 9º ano do ensino fundamental, também serão incluídos. Além disso, nesta edição, está sendo implementada a avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para o 5º ano do ensino fundamental, seguindo o movimento de alinhamento do Saeb à Base Nacional Comum Curricular;
-
Para informações de questões gerais sobre o Saeb, o Inep disponibilizou o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, para esclarecimento de dúvidas sobre os questionários contextuais, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
.
Para melhor conformidade aos processos avaliativos deste ano, lembramos que é imprescindível que as escolas estejam atentas ao período de aplicação do Saeb, já que outras avaliações importantes serão realizadas em datas próximas, como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que ocorrerão de 6 a 17 de novembro.
A cartilha Saeb – Diretrizes da edição de 2023 está anexada a este memorando. Saiba mais em: https://www.gov.br/inep/